segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

em Solideriedade com os Alunos na EPABI

Apesar do caso já estar resolvido.
Não podemos permitir que isto volte a acontecer.
O MJC estã solidário com a luta dos estudantes da EPABI.

-------------------------------------------------------------------------------

EPABI fechada a cadeado

"Os alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) fecharam esta manhã, as instalações a cadeado. Uma acção de protesto que segundo os estudantes se deve à falta de pagamento dos subsídios de alojamento e alimentação.

“Sentimo-nos enganados por todos”, comentava assim Andreia Batista, aluna do terceiro ano de Flauta Transversal na EPABI, a posição assumida pelos responsáveis da instituição. Ao que o Urbi et Orbi apurou junto dos alunos que se manifestavam frente às instalações da escola, “a autarquia da Covilhã ainda não nos pagou os subsídios mensais de alimentação e alojamento”.
Luis Santos, aluno do 11.º ano, veio das Caldas da Rainha para a Covilhã estudar trompa. Neste momento é um dos 89 alunos que estão a ser afectados pela falta de pagamento destes subsídios. Segundo Luis Santos, “já no mês passado o pagamento deste tipo de subsídios veio atrasado”. Este mês, “mais uma vez ninguém nos paga”, acrescenta Andreia Batista. A jovem de Leiria acrescenta que “têm vindo a fazer um jogo em torno desta questão”. Isto porque, “disseram-nos que faltava uma assinatura do presidente da Câmara da Covilhã para que os cheques nos fossem pagos, isto na passada semana, e até agora nada”. Segundo os alunos estão em falta os subsídios de alimentação e alojamento. “Hoje houve colegas que já receberam subsídio de alojamento, outros que não receberam nada, como eu”, acrescenta Andreia Batista. “Segundo o que nos tem vindo a ser dito, só para a semana é que vamos receber o subsídio de alimentação”, diz Luis Santos. O mesmo aluno deixa a pergunta no ar: “E até lá, vivemos do quê”?
Os alunos decidiram por isso mesmo fechar a escola a cadeado, o que levou à intervenção da PSP. Durante a manhã, as instalações permaneceram abertas mas foram muitos os alunos que não marcaram presença nas aulas. Contactada pelo Urbi, a direcção da escola diz “nada comentar acerca do assunto”."

http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pagina.php?cod=1655

1 comentário: