O movimento de Jovens da Covilhã é um movimento de jovens estudantes da cidade da Covilhã que pretende despertar consciências, incentivar a cidadania e a participação cívica e promover uma consciencialização social global que desperte valores como a igualdade, a justiça, a liberdade e a paz. O movimento surgiu em Outubro com a criação de um grupo de intervenção escolar numa escola secundária – o PLUR - mas depressa nos apercebemos que os nossos objectivos não se poderiam ficar unicamente pelas escolas mas sim por toda a sociedade. Foi nesse sentido que criamos um movimento de intervenção cívica – Movimento de Jovens da Covilhã.
Grupo inicialmente composto pelos jovens, João Nuno Mineiro, Hugo Matos, João Baptista, Rúben Nunes e Áurea Inês da escola Quinta das Palmeiras, conta agora com as jovens Maria Couto, Daniela Saraiva, Vera Palos.
Entre outras iniciativas o movimento organizou a manifestação de estudantes do ensino secundário na Covilhã no dia 13 de Outubro; fez uma promoção dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos; organizou na escola Quinta das Palmeiras um debate sob o tema: Portugal: Défice energético e equilíbrio ambiental, com um o Dr. Manuel Dionísio da EDP Distribuição e professor na Universidade de Coimbra, o Dr. Vaz de Almeida, também em nome da EDP Distribuição, e o Dr. José Amoreira, representante da associação cultural e ambiental – Amigos da Serra da Estrela; Além disto o movimento promoveu no passado dia 23 de Janeiro uma vigília pela Paz na Faixa de Gaza na Praça do Município.
O Movimento de Jovens da Covilhã assume-se com um centro de discussão, de debate de consciencialização e de luta jovem, onde a cidadania, a participação e ao activismo são os pontos-chave para a criação de uma sociedade mais justa.
Membros do Movimento de Jovens da Covilhã
João Nuno Mineiro
Hugo Caetano Matos
Vera Sofia Palos
Daniela Saraiva
João Pedro Baptista
Rúben Nunes
Maria Couto
Áurea Inês
Ainda Estamos Aqui
Há 1 ano
Sem comentários:
Enviar um comentário